Na presente secção é caracterizada a evolução do fenómeno educativo na Lezíria do Tejo no quadro da realidade demográfica, social e económica deste território. São aqui, pois, incluídas as bases contextuais do fenómeno educativo, permitindo, assim, estabelecer uma linha de base a partir da qual será possível compreender e analisar dados de caracterização educativa do território.
É, deste modo, feita uma contextualização do território em termos da sua evolução sociodemográfica nesta secção, com compilação e análise de indicadores demográficos, de rendimentos, proteção social e (des)emprego.
Do ponto de vista temporal, é caracterizada a evolução dos diferentes indicadores em três momentos distintos: 2001, 2011 e 2018 (ou anos mais próximos consoante existissem estimativas para o ano proposto ou não). Esta opção permite: (a) verificar que evolução ocorreu desde o início do milénio até ao momento presente nos indicadores selecionados; (b) fazê-lo com base em séries estatísticas coincidentes com anos de Censos (2001 e 2011) e em que, portanto, existem dados fiáveis para detalhar os indicadores selecionados; e (c) utilizar estimativas para anos mais recentes (2017 ou 2018) que existam estatísticas, permitindo, assim, fazer elações com base em dados o mais atualizados possível.
Do ponto de vista geográfico, sempre que possível, foram comparados dados em três níveis de análise: o todo nacional, a Lezíria do Tejo e os concelhos que compõem este território.
Para esta análise a primeira fonte consultada foi o conjunto de bases de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Existindo lacunas de informação num dado indicador, estes foram triangulados com outras bases de dados (e.g. PORDATA).