Caracterização Sociodemográfica da Lezíria do Tejo: Nota metodológica

Na presente secção é caracterizada a evolução do fenómeno educativo na Lezíria do Tejo no quadro da realidade demográfica, social e económica deste território. São aqui, pois, incluídas as bases contextuais do fenómeno educativo, permitindo, assim, estabelecer uma linha de base a partir da qual será possível compreender e analisar dados de caracterização educativa do território.

É, deste modo, feita uma contextualização do território em termos da sua evolução sociodemográfica nesta secção, com compilação e análise de indicadores demográficos, de rendimentos, proteção social e (des)emprego.

Do ponto de vista temporal, é caracterizada a evolução dos diferentes indicadores em três momentos distintos: 2001, 2011 e 2018 (ou anos mais próximos consoante existissem estimativas para o ano proposto ou não). Esta opção permite: (a) verificar que evolução ocorreu desde o início do milénio até ao momento presente nos indicadores selecionados; (b) fazê-lo com base em séries estatísticas coincidentes com anos de Censos (2001 e 2011)  e em que, portanto, existem dados fiáveis para detalhar os indicadores selecionados; e (c) utilizar estimativas para anos mais recentes (2017 ou 2018) que existam estatísticas, permitindo, assim, fazer elações com base em dados o mais atualizados possível.

Do ponto de vista geográfico, sempre que possível, foram comparados dados em três níveis de análise: o todo nacional, a Lezíria do Tejo e os concelhos que compõem este território.

Para esta análise a primeira fonte consultada foi o conjunto de bases de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Existindo lacunas de informação num dado indicador, estes foram triangulados com outras bases de dados (e.g. PORDATA).

Caracterização demográfica
Rendimentos
Proteção Social
Situação face ao Emprego (Des)Emprego