Seminário de Partilha Boas Práticas na Lezíria do Tejo - Roadshow Experience do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
28-06-2019

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020) que decorre em parceria com 10 Municípios da Lezíria do Tejo e os respetivos 19 Agrupamentos de Escolas, teve lugar no 3º período do ano letivo 2018/2019, o primeiro RoadShow Experience do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Laboratório Móvel circulou por cada um dos Agrupamentos de Escola integrados no PIICIE LT. O desenvolvimento do RoadShow Experience do Laboratório Móvel teve como principal objetivo proporcionar a crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário, aos seus encarregados de educação e a toda a comunidade educativa da Lezíria do Tejo um conjunto de atividades integradas numa educação não formal, propício à utilização de novas metodologias de processos de ensino e aprendizagem.

Neste Laboratório Móvel os participantes encontraram diversas áreas de trabalho, tais como a experimentação científica, programação e robótica, drones, realidade aumentada e mista, fabricação digital - impressora 3D - entre outras. Pretendeu-se desta forma fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências, e promover o desenvolvimento de capacidades para o século XXI.

O encerramento deste roadshow terminou nas instalações da CIMLT com a realização de um Seminário de Partilha de Boas Práticas, no qual participaram Vereadores de Educação, Coordenadores de Educação, Professores e EMIC. Neste sentido foi feito um balanço desta ação onde cada município apresentou uma breve descrição das atividades desenvolvidas. Foi igualmente aberta discussão relativa ao impacto da presença do Laboratório Móvel nos agrupamentos de escolas.  

O feedback relativo ao RoadShow Experience do Laboratório Móvel, feito por todos os envolvidos, foi muito positivo e enriquecedor, permitindo, no próximo ano letivo 2019/2020, potenciar cada vez mais este suporte pedagógico e de aprendizagens inovadoras e aliciantes.